Timing da tomada de decisão

Nos últimos anos tem se falado cada vez mais em tomada de decisão no futebol. O jogador começa a ser mais valorizado quanto melhor forem as suas tomadas de decisão.

No futebol há uma ideia generalizada que o melhor jogador tem de ter decidido o que fazer antes de receber a bola.

Concordo... em parte, não na totalidade, porque o que realmente diferencia a qualidade dos jogadores não é esse pormenor, o que diferencia a qualidade dos bons para os melhores é que os melhores decidem mais tarde que todos os outros. Confuso?

Vejamos...

Podemos dividir a ação do bom jogador, o tal que decide o que fazer antes de receber a bola, em fases: 

    1 - decidir o que fazer antes de receber a bola

    2 -receber a bola

    3 - enquadramento com o jogo

            (contexto não mudou assim tanto)

    4 - executar o que decidiu no ponto 1 

Entre estas 4 fases estamos a falar num período de tempo em que o contexto muda constantemente. Os adversários e os colegas estão em constante movimento e também eles a tomarem decisões.

Num jogo de amigos ao sábado de manhã, este período de tempo é maior e o contexto pouco muda neste período de tempo, por isso a frase mais acima aqui faz todo o sentido, eu posso decidir antes o que fazer e executar o que tinha pensado porque o contexto não mudou assim tanto.

Num jogo de Champions onde a quantidade de decisões dos adversários e do colegas aumenta exponencialmente por períodos de tempo mais curtos, o contexto altera muito rapidamente e o que diferencia os jogadores de top para os outros é que estes entre o receber e o executar acrescentam mais uma fase à ação:

    1 - decidir o que fazer antes de receber a bola

    2 -receber a bola

    3 - enquadramento com o jogo

            (contexto alterou devido à quantidade de decisões tomadas por adversários e colegas)

    4 - voltam a decidir o que fazer

    5 - executar o que decidiu no ponto 4

É este ponto 4 que marca a diferença e os melhores dos melhores repetem o ponto 4 as vezes necessárias para que a tomada de decisão seja a melhor.

Podemos pegar neste golo do Liverpool na meia final da Champions de 2018/19


Porque foi possível este golo do Liverpool?

O contexto mudou entre o momento que o Alexander Arnold colocou a bola no chão e o momento em que ele já tinha tomado a decisão de ir para o seu lugar, para os bons jogadores este seria apenas "mais um canto", para este craque, que conseguiu avaliar novamente o contexto, foi a oportunidade de tomar uma nova decisão e provavelmente fazer com que o Liverpool fosse campeão da Europa.

Comentários

  1. Tomadas de decisão erradas , o principal problema do S.L.B. no processo ofensivo (finalização /assistencias) por enquanto.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares